ENERGIAS RENOVÁVEIS
 
 
Registe-se e Ganhe!
Ofertas exclusivas e conselhos úteis na nossa newsletter mensal.
Registo | Actualização
 
> Energias Renováveis

A energia renovável é a energia que se obtém a partir dos recursos naturais como sol, vento, chuva, marés, biomassa

- Biomassa: a mais antiga forma de energia renovável, tem sido utilizada desde há milhares de anos. Contudo, a sua taxa de utilização relativa decresceu com o aumento da utilização de combustíveis fósseis.
Com o crescente protagonismo dos efeitos ambientais, tais como as alterações climáticas, por todo o lado o Homem está a redescobrir as vantagens da biomassa. Os potenciais benefícios incluem:
Vantagens
A redução das emissões de carbono, se geridas (durante a produção, transporte e utilização) de forma sustentável;
O aumento da segurança energética pela diversificação das fontes de energia e utilização de fontes locais;
A criação de proveitos adicionais para os sectores agrícola e florestal;
A redução de resíduos.

A SPh – Soluções Para Habitação, tem soluções para habitações e grande indústria, soluções de 1Kw a 10Mw.

     
Salamandra Caldeira Recuperador

Soluções de grande dimensão



AEROTERMIA
A Energia Aerotérmica é a mais recente forma de aproveitamento dos elementos naturais, neste caso o ar, para a climatização. Este sistema aproveita a temperatura recolhida do ar para aquecer e arrefecer a sua casa.

Simplicidade e Conforto – pode ser utilizada numa casa com um sistema tradicional de aquecimento de água quente através de radiadores, piso radiante ou ventilo-convetores. O arrefecimento também é uma opção quando se utiliza piso/teto radiante ou ventilo-convetores.

Vantagens
- A instalação é fácil e o equipamento não requer muito espaço.
- Os componentes principais encontram-se protegidos dentro de casa.
- Devido à sua simplicidade possui uma óptima relação preço/qualidade.

Opções
- Aquecimento de piscinas (kit exterior)
- Águas quentes domésticas (kit exterior)

GEOTERMIA
O sistema geotérmico consiste em aproveitar o calor que se encontra no interior do solo. A temperatura daí extraída é transportada para os edifícios a climatizar. Com a utilização da energia geotérmica e de equipamentos de energia renováveis consegue-se aquecer e arrefecer uma habitação e ainda aquecer as águas sanitárias a preços muito inferiores aos das energias convencionais e sem poluição atmosférica. A temperatura que se encontra no solo a partir de 50cm é aproximadamente constante durante todo o ano pelo que o sistema tem a garantia de funcionamento independente das condições climatéricas exteriores.

A instalação do sistema no interior da habitação pode ser feita em:
Piso Radiante, Ventilo-Convetores ou Radiadores

Vantagens
- Confortável: climatização todo o ano em ambiente uniforme
- Ecológico: não emite qualquer resíduo nocivo para o ambiente (ex. CO2)
- Económico: o calor recolhido do solo permite poupanças até 80%
- Simples: fácil aplicação e sem manutenção


SISTEMA SOLAR
A energia do sol é convertida em energia térmica (calor) e fotovoltaica (eletricidade).

Água Quente Solar
Imagine... ter água quente, reduzir a conta de energia e fazer uma diferença positiva no ambiente, apenas com a energia que o sol tem para lhe fornecer! Os colectores solares térmicos convertem a energia do sol em calor utilizado para aquecer água, que é depositada nos termoacumuladores (produção de águas quentes sanitárias e aproveitamento para aquecimento da habitação: EHT - Estação Hídrica Térmica) mesmo em dias de pouca radiação. Ao longo de um ano, um sistema de colectores solares térmicos pode fornecer até 80% da sua água. Portugal é dos países da Europa com maior disponibilidade solar.

Vantagens económicas
Numa casa, o aquecimento de água consome uma grande quantidade de energia - geralmente na forma de gás ou electricidade - representando aproximadamente 50% da factura energética. Embora o investimento inicial seja significativo, a médio prazo o aquecimento de água utilizando o sistema solar é recompensador em termos económicos quando comparado com as opções gasóleo, gás butano, gás propano, gás natural e electricidade. Existem ainda incentivos fiscais que tornam a aquisição de coletores solares mais atraente.



Microgeração e Minigeração
A microgeração é a produção de energia elétrica através de instalações de pequena e média escala usando fontes renováveis ou processos de conversão de elevada eficiência (microturbinas, micro-aerogeradores eólicos, células de combustível, painéis solares fotovoltaicos, caldeiras de biomassa, mini e microhídricas, co-geração). A instalação de microgeração poderá utilizar apenas uma destas tecnologias ou combinar várias, de acordo com as características do local, o nível de investimento ou a eficiência que se pretende alcançar.

A energia renovável produzida é posteriormente vendida à rede pública, de acordo com a lei vigente, possibilitando um excelente retorno ao proprietário da instalação de microgeração e minigeração. Para o efeito, o microprodutor estabelece um contrato de venda dessa energia com a rede pública, assegurando a remuneração do seu investimento a longo prazo.


Sistemas Autônomos Com Armazenamento

Um sistema fotovoltaico puro é aquele que não possui outra forma de geração de eletricidade. Devido ao fato de o sistema só gerar eletricidade nas horas de sol, os sistemas autônomos são dotados de acumuladores que armazenam a energia para os períodos sem sol, o que acontece todas as noites, e também nos períodos chuvosos ou nublados. Os acumuladores são dimensionados de acordo à autonomia que o sistema deve ter, e essa varia de acordo às condições climatológicas da localidade onde será implantado o sistema fotovoltaico.



Sistemas Autônomos Sem Armazenamento

São sistemas que funcionam somente durante as horas de sol. Temos como exemplo os sistemas de bombeamento de água. As características das bombas são calculadas levando em consideração a necessidade de água e o potencial solar da localidade. O painel fotovoltaico é dimensionado para fornecer potencial para a bomba. Apesar de não utilizarem sistemas de armazenamento elétrico, o armazenamento energético é feito na forma de água no reservatório.



Qualidade

A SPh – Soluções Para Habitação tem as melhores soluções em equipamento na implementação de esquemas hidráulicos para aquecimento e/ou arrefecimento por bombas de calor (aerotermicas e geotérmicas), biomassa (caldeiras, salamandras, recuperadores), pedras radiantes, AVAC (Ar Condicionado), Piso Radiante e UVC (Unidade de Ventilo Convetores) e Radiadores;
sistemas solares para produção de AQS (Águas Quentes Sanitárias) e EHT – Estações hídricas Térmicas: que têm como finalidade “armazenar” calor em muita água (termoacumulador – Inércia e/ou produção de águas quentes sanitárias - aqs) os Kcal produzido pelos painéis solares através de uma fonte gratuita, o SOL. Todas as fontes de calor são depositadas/armazenas no termoacumulador com o intuito de criar uma “almofada térmica” e a partir desta fazer a gestão térmica para o aquecimento, águas quentes sanitárias, piscinas e outros.

Além FRONTEIRAS / EXPORTAÇÃO

A SPh - Soluções Para Habitação realiza obras de EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, na ÁREA DE SISTEMAS AUTÔNOMOS em CABO VERDE, na cidade da PRAIA, e está envolvido em PROJETO INTEGRADO DE SISTEMAS AUTÔNOMOS nas 10 ILHAS. Está também presente em PROJETOS em ANGOLA, mais propriamente em LUANDA, num PROJETO onde FORNECERÁ e EXECUTARÁ A REDE ELÉTRICA, DE CLIMATIZAÇÃO E CONTROLO DE AR/HUMIDADE.

A SPh - Soluções Para Habitação além de realizar os trabalhos com equipas próprias ou geridas por PROFISSIONAIS exporta equipamentos de CLIMATIZAÇÃO, SISTEMAS AUTÔNOMOS FOTOVOLTAICOS para estes Países.

 
Copyright © 2024 SPH . Todos os direitos reservados